terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O valor do reino III


Mt 6.25-33 O versículo acima é o ponto alto do manifesto contra o materialismo.  O primeiro lugar que Cristo faz referência nos tornar parecidos com Deus e, isso nos leva a evidenciar os frutos do Espírito.  Somos desafiados a estabelecer uma escala de valores em nossa vida conforme veremos:

I – O corpo vale mais do que o vestuário. VV 28-30 - Sem corpo não existe necessidade de roupa. De modo muito claro Cristo enfatiza que Deus supre e, que apenas aqueles que não fazem parte do reino agem como se tais provisões fossem incertas, daí a razão pela qual são tomados pela ansiedade. 
“considerai” observai bem. De acordo com a Ilustração v, 28 os lírios eram considerados pelos homens como sendo de nenhum valor.  Enquanto que as vestes eram consideradas como parte das poses, as famílias de grande poder aquisitivo gastavam grandes somas com roupas, contudo, na argumentação de Jesus, estas roupas não podiam nem de longe ser coparadas com a beleza momentânea dos lírios, que eram cuidados pelas mãos divinas. 

II – A vida vale mais que a comida que a sustenta. V,31 – Vale lembrar que a argumentação de Cristo começa no verso 25, quando diz: “Não se tornem ansiosos” , ou seja,  não deixem estas coisas consumirem seus dias. Estas palavras equivalem a dizer que colocar o coração no que perece, é postura de quem não faz parte do reino. Muito mais valioso que as vestes e a comida é a vida que a boa mão de Deus te deu.  
Dentro de uma sequência lógica, Cristo argumenta que a comida não terá nenhuma utilidade caso não possua a vida para dela usufruir. Mais uma vez é apresentado de modo muito claro a postura equivocada dos gentios e, ao mesmo tempo, soa a advertência para que o cidadão do reino não absorva tal prática, para que não se torne igualmente reprovado.  

III – A comunhão com Deus deve ocupar lugar central em nossa vida. V, 33 - “fiquem buscando constantemente”. Dai a Deus a devida prioridade. O que deve conter na busca? a) Seu reino – Reconhecer Cristo como rei da sua vida; b) Sua justiça – Valores jurídicos e éticos. Cristo conclui seu raciocínio lógico de modo brilhante, como podemos observar; enquanto o cidadão do reino dedica o coração na busca do reino e da justiça, que é um dom dado por Deus, o Pai celeste cuida para que não falte comida, bebida ou vestuário.  

Na escala de prioridades qual lugar o reino de Deus ocupa em sua vida? No seu cotidiano qual é a ordem do dia? Recomendo para que você não oferte ao Senhor apenas aquilo que sobra como fazem os gentios. Portanto, dedique a ele prioritariamente o seu tempo, bem como, capacidade intelectual e espiritual na certeza que é dele que advém todas as provisões. 
 Rev. Givaldo Santana 

0 comentários:

Postar um comentário