quarta-feira, 4 de julho de 2012

Implicações do Pai Nosso III

Mt 6.10 Na oração do Pai Nosso Jesus faz seis petições: A primeira consiste em que tenhamos uma visão correta sobre o que vem a ser santificação. A segunda está relacionada à vinda do reino: “Venha o teu reino”. O que está contido nesta petição? É o que veremos nesta oportunidade.
            A vinda do reino só se configura como realidade no momento em que o Espírito Santo opera com poder na vida do pecador.  É exatamente este o teor do pedido de Cristo, isto é, no momento em que elevamos a nossa voz em oração, devemos clamar a Deus para que a mensagem libertadora encontre lugar no coração iníquo. Daí a razão para afirmar à luz das Escrituras que a vinda do reino no coração do pecador requer oração fervorosa: “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (At 4.31).
            A ênfase que encontramos na segunda petição é que O Reino já chegou e está aqui, mas ainda está ausente de muitos corações. Olha o que Cristo afirma em outro contexto: “... eis que o reino de Deus está entre vós” (Lc 17.21b).
            Basta uma olhada para o nosso redor e concluiremos que inegavelmente o progresso na evangelização não caminha no mesmo ritmo da iniqüidade, e por saber desta realidade Cristo ensina aos seus discípulos a clamar pela misericórdia de Deus em favor daqueles cujos corações estão cheios de rebelião contra Deus e a sua Palavra.
            A igreja precisa entender claramente que, para que haja mudança no coração do pecador, faz-se necessário que a graça e o poder de Deus operem eficazmente na sede das emoções e das vontades, isto é, no coração. Sem que isto ocorra o pecador tende a se enganar em pensar que basta apegar-se a algum tipo de credo e já terá sido o suficiente para lhe colocar em uma posição confortável perante Deus. Porém, Mauricio Andrade muito sabiamente nos informa que: “Deus não nos chamou para sermos crédulos, mas crentes! Jesus Cristo nos ensina o dever de amar a Deus com entendimento”.
            Vale lembrar que o estabelecimento do Reino de Cristo nos corações exige esforço da igreja: “venha o teu reino” temos nesta petição uma oração pela atividade missionária Ap 6.2 (Jesus reina eternamente).
Você tem pregado esta verdade? É fato que Somente o Espírito Santo pode persuadir o pecador de modo eficaz a crer, mas você pode ser um canal de bênção para levar esta mensagem. Vale lembrar que o crente não está diante de uma tarefa fácil como observa Heber Carlos de Campos: “Iluminação moral e espiritual é aceita sem dificuldades, mas redenção por uma operação somente divina é uma proposta escandalosa. Por isso, o evangelho é a notícia, novidade totalmente desconhecida entre os homens”. Portanto, a idéia não é só para que o reino venha extensivamente, mas também para que ele se estabeleça intensivamente, com isto, quero dizer que o propósito deve ser não somente para alcançar o máximo de pessoas, mas também para que estava palavra invada e persuada cada um dos alcançados.  Que a sua oração seja: “venha o teu reino”.
Rev. Givaldo Santana

0 comentários:

Postar um comentário