sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Avaliados pelo prumo de Deus II

            Am 7.7-8; 9.11-12 A decadência da sociedade tornou-se uma realidade desde o momento em que os nossos representantes deram ouvidos a satanás. A partir daquele ato o distanciamento de Deus passaria a ser algo natural à raça humana. Porém, Deus em um ato de misericórdia sempre preservou um grupo do declínio moral a exemplo de Noé e sua família, a fim de denunciar a decadência espiritual da sociedade à sua volta.  Vimos no ponto anterior que o profeta Amós é levantado por Deus para confrontar a nação de Israel com os seus erros, mas também, para lançar palavras de restauração e esperança. No entanto, quando o assunto é renovação espiritual não se pode dizer que a profecia estava relacionada com toda a nação de Israel, mas apenas com o que os teólogos classificam de remanescente fiel e é a este respeito que passaremos a tratar agora.
Como se dá a preservação do remanescente fiel? Através do trabalho que é executado por Deus. 9.11 “levantarei/repararei/restaura-lo-ei”. Como entender esta declaração à luz do que Deus havia dito?: 5.2 – “nunca mais tornará a levantar-se” / 8.14 – “cairão e não levantarão jamais”. É importante ressaltar que temos aqui uma profecia de natureza física e outra espiritual. Em relação ao aspecto físico podemos afirmar que as brechas na casa de Davi começaram a entrar com a divisão dos reinos. Até então o reino permanecia unido. Depois da divisão vieram reis maus e a casa entrou em debilidade total. Vieram a Assíria e a Babilônia e tornaram as brechas maiores ainda. Não é que Israel simplesmente passaria a ser uma nação inexpressiva, mas sim, que não teria mais o mesmo prestígio e respeito perante as outras nações. 
      Agora, por meio do trabalho que Deus mesmo executa, será levantado, reparado e restaurado o tabernáculo caído de Davi. A palavra traduzida como tabernáculo é a palavra que dá a idéia de uma tenda ou um abrigo provisório. É esta a situação de Israel, tenda caída como registra Jonas 4:5 – “enrramada”. É importante destacar também que nos dias de Isaías Israel foi comparada a uma choça, palhoça no pepinal. Is. 1:8. Ou seja, não havia segurança, era uma tenda inabitável que precisava dos consertos feitos por Deus.   
É Deus quem faz tudo. “Levantarei”. Devido à incapacidade de Israel reconhecer até mesmo o seu real estado, Deus promete operar a restauração que aquelas vidas necessitavam, isto é, Deus repararia as brechas. Ele age e reforma trocando o velho pelo novo – Restaura também a moral e a espiritualidade aos padrões da sua lei.  Daí a razão pela qual Amós profetiza que a tenda seria transformada em construção sólida. À esta altura o profeta aponta para a figura do messias que viria para estabelecer o seu reino e promover uma restauração permanente, e agora não mais restrito a nação de Israel conforme veremos (Continua).
Pastor Givaldo Santana






0 comentários:

Postar um comentário