quarta-feira, 19 de junho de 2013

LIDANDO COM A SOLIDÃO


Rm. 12.15  Segundo estimativas, já somos mais de sete bilhões de habitantes, as pessoas se aglomeram nos transportes públicos e nos grandes centros, se acotovelam nestes espaços, mas, mesmo assim, permanecem solitárias. A solidão tem tomado as pessoas dentro de casa, no espaço de trabalho e nas ruas. As pessoas moram anos no mesmo lugar e não conhecem o vizinho, trabalham anos no mesmo setor e não sabem quem são os seus colegas de trabalho. Estas afirmativas equivalem a dizer que a humanidade vive uma solidão social crônica.
Porque nos relacionar com as pessoas? É exatamente sobre isto que quero abordar, ainda que de modo breve.
1) Porque Deus nos criou como ser gregários – “...Que nos amemos uns aos outros.” 2 Jo1. 5b. A teologia sistemática afirma que Deus nos fez pessoa para que tivéssemos a capacidade de nos relacionarmos com Ele e também com as demais pessoas. Sendo assim, na medida em que nos isolamos, vamos na contra mão da vontade de Deus, e isto é desastroso, não só para as pessoas, mas também para toda  a sociedade.
Os animais estão fazendo a vez do ser humano e, por isso, se fala em humanização dos animais. A coisa mais comum é ouvirmos as pessoas dizendo que o cachorro é parte integrante da família, sendo que há pouco tempo era só um bicho de estimação. Não é que eu seja contra ter animais e cuidar bem deles, mas penso que a humanidade tem perdido o foco e, por esta razão, já não consegue enxergar o outro como seu próximo.
2) Porque o mundo virtual não revela quem são as pessoas – “E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito..” 2 RS 5.1. Quantos seguidores você tem? Esta é a pergunta mais comum entre os internautas. Daí o motivo pelo qual muitos pedem: Siga-me! O mais contraditório é que alguns têm milhões de seguidores e morrem isolados de overdose em seus esconderijos secretos. Na verdade, você não sabe quem está do outro lado, pode ser alguém bem intencionado, mas também pode ser um inescrupuloso e oportunista pronto para dar o próximo golpe. Por este motivo entendo que o calor humano é fundamental, pois só com o contato cotidiano podemos saber de fato com quem contar. Entretanto, na era da tecnologia estamos nos abrindo para o mundo, mas os relacionamentos dentro de casa muitas vezes estão comprometidos.
3) Porque a solidão trás prejuízos físicos e emocionais – “Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.” SL 25:16.  As pessoas estão adoecendo emocional e fisicamente porque estão se privando do contato humano. Olha o que Salomão diz: “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” Pv 17:17. O individualismo é cada vez mais a marca de nossa sociedade, talvez, por isso, tenha surgido o ditado: “Antes só do que mal acompanhado”. O ‘x’ da questão é saber quem é má companhia para quem. Penso que o grande desafio é caminhar na contra mão desta tendência anti-bíblica para que a solidão não adoeça a nossa alma a ponto de trazer outras grandes e graves conseqüências.  Ouse construir pontes onde a solidão tem causado abismos. Saia da toca e torne a vida mais bela e agradável de ser vivida.
A solidão causa sofrimento e dor justamente porque Deus nos criou com um condicionamento exatamente contrário. Portanto, não fuja das pessoas como se elas fossem o pivô de seus problemas. O isolar-se talvez seja um mecanismo de defesa para não expor as suas fraquezas. Porém, é na convivência diária com outras pessoas que aprendemos a lidar com as nossas imperfeições. Sendo assim, relacione-se com as pessoas, converse mais, sorria mais, tenha um espírito menos armado e procure extrair lições da convivência diária com aqueles que te cercam.

                                                                                                                                    Pr. Givaldo Santana

0 comentários:

Postar um comentário