quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cristo, a base da nossa esperança


1 Tm 1.1 Vivemos em dias em que as pessoas não alimentam muitas esperanças, aliás, há quem defenda que o sistema está falido. Existe descrédito em relação aos nossos governantes, a justiça e também em relação à igreja de modo geral. Como sonhar com dias melhores diante de tal situação? A esperança é o sentimento que nos leva a sonhar com dias melhores, é o cobustustível que mantém acesa a nossa expectativa.
A introdução da epístola está relacionada com o costume de Paulo que procurava deixar claro a autenticidade do seu apostolado e neste propósito, ele acaba proporcionando aqui um elemento fundamental para o ser humano que é a esperança. Sendo assim, ele evocará três títulos intrínsecos nos quais estão fundamentados esta esperança.
(1) Senhor: Dentre as muitas ideias que poderíamos extrair, é possível apontar aqui dois pontos fundamentais; a) Ele detém o controle da nossa vida. Partirei do pressuposto de que está claro para os amados leitores de que Cristo é a segunda pessoa da trindade e, portanto Deus em essência e poder. Desta maneira ele detém o controle da nossa vida. Um aspecto de relevância é que o fato de o reconhecermos como o Senhor da nossa vida não nos diminui conforme acusam os céticos, pelo contrário, isso nos faz descansar o coração na certeza de que o criador e Senhor de todas as coisas preocupa-se conosco e com os anseios do nosso coração. b) Ele nos compensa pelo esforço empregado. Não se trata aqui de barganha, e muito menos de passar a ideia de que o homem pode comprar a sua salvação, mesmo porque, está claro nos textos paulinos que ninguém é capaz de compensar o valor do sangue vertido na cruz do calvário. Porém, a Bíblia aponta vários textos prometendo bênçãos sobre aqueles que não medem esforços para trabalhar no reino; a isto o texto sagrado denomina de galardão, ou recompensa pelo esforço empregado.

(2) Jesus: este nome é uma transliteração do nome Josué, que significa “ele certamente salvará”. Nele encontramos a esperança de que, por meio dele encontramos a salvação pra nossa alma cansada. Quanto a isto, o próprio Jesus desafia: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28. Não me refiro meramente ao estresse do dia-a-dia, mas daquela situação em que as dificuldades do cotidiano te empurram para uma angustia tal, que você é levado (a) a pensar que Deus te abandonou e, que por esta razão, não existe solução para a sua vida. Um ponto a ser destacado aqui é que, ao contrário daquilo que a igreja pragmática dos nossos dias tem ensinado de que as bênçãos são momentâneas e restritas a esta vida, as Escrituras nos apresentam algo para o presente e porvir: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Jo 4.14. Portanto, este nome assegura aos que crêem, provisões para o presente e vida eterna para o futuro.
 (3) Cristo: (Ungido), este termo descreve que Cristo foi ordenado e qualificado pelo Pai para levar a bom termo a tarefa de salvar o pecador. Ele é o redentor, sendo conduzidos por ele não existe possibilidade de perecermos. É em cristo que concentra a esperança da vida eterna por ser ele o único mediador.  Champlin afirma que por meio de Cristo esta esperança tem uma conotação subjetiva e objetiva. Subjetiva por estar relacionada com a expectação de bênçãos espirituais e objetiva, pela própria realidade esperada. De acordo com Ellicott, Cristo é a própria subsistência e o alicerce da esperança. Portanto, Cristo é a nossa esperança por pelo menos duas razões: Primeiro, por causa do seu ofício, por ser o único mediador e segundo, por causa do seu ofício expiatório.
O Senhor quer ministrar esperança em teu coração. Abandone o orgulho, o medo, as incertezas e deposite nele toda a sua angústia e ansiedade, na certeza de que ele pode preencher o teu vazio e mudar a tua sorte. Os homens podem te decepcionar, porém, Deus não! Ele faz concretizar as suas ricas e benditas promessas.  
Pastor Givaldo Santana

0 comentários:

Postar um comentário