terça-feira, 14 de agosto de 2012

A arte de ser pai


Introdução

Nos nossos dias é extremamente difícil exercer a função de pai; a mídia prega a libertinagem através de especialistas liberais e a imoralidade se enraiza através de músicas e novelas. Algumas categorias profissionais pressionam o governo para legislar sobre a maneira como você deve educar o seu filho e o resultado de tudo isso é uma vida sexual cada vez mais cedo, a gravidez precoce, uma juventude consumida pelas drogas, o que resulta na inevitável necessidade de construir mais e mais fundação casa e presídios. Outro fator que dificulta o exercício paterno é o mundo consumista em que vivemos, isto é, sob a alegação de que querem dar o melhor para a família, muitos homens ganharam notoriedade na sociedade e perdem seus filhos. 

Encontramos na Bíblia vários exemplos de homens que foram grandes líderes e tornaram seus nomes célebres, entretanto, amargaram o fracasso na família ao verem sues filhos tomando direção completamente diferente da desejada, a exemplo de Eli e Davi. O que mais me deixa maravilhado em relação às Escrituras é que não encontramos no texto sagrado o relato de super-heróis que no final saíram vitoriosos, mas vemos que devido às falhas destes homens, tiveram que amargar o gosto da derrocada por não atentarem aos princípios elementares que fariam toda a diferença caso fossem observados.  

Pai, onde fica você na condição de alguém que é conhecedor das Escrituras, uma vez que os nossos dias se configuram como um ambiente confuso? Ora, os pais cristãos não devem perder a convicção de que os filhos precisam ter caráter no meio de uma geração onde a corrupção trafega desde as mais altas cortes até aqueles que nada possuem. Os pais têm a difícil tarefa de ensinar a seus filhos a serem verdadeiros no meio de uma geração que tem vergonha de ser honesta. 

Houve época em que prevaleceu o seguinte ditado: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Esta frase coronelista funcionou durante muito tempo em nossa sociedade, entretanto, perdeu força e eficiência dando lugar ao diálogo, sendo assim, a melhor maneira dos pais demonstrarem hoje amor e cuidado em relação aos seus filhos é abrindo espaço para o diálogo, em um clima amistoso de amizade e respeito. Neste particular entendo que o pai exerce muito bem a sua função quando lega para os filhos a capacidade de amar, mesmo num mundo marcado pelo ódio. 

Parabéns a todos os pais que não medem esforços para contribuir com a construção do caráter dos nossos filhos ensinando para eles que as pessoas precisam ser valorizadas por aquilo que elas são e não simplesmente por aquilo que elas têm para oferecer. Lembre-se filho que o melhor presente que você pode oferecer a seu pai é o ato nobre de reconhecer que todas as cobranças e proibições foram e são as maneiras de te lapidar de modo a te preparar para enfrentar os desafios que a vida te reserva. 
Rev. Givaldo Santana 





0 comentários:

Postar um comentário