terça-feira, 1 de maio de 2012

O Lamento


LAMENTAÇÕES 3.17-18


     Desde a queda do homem uma grande questão tem atingido a humanidade. Esta questão é o sofrimento. O sofrimento é um dos principais argumentos que os incrédulos usam quando querem por à prova a existência do grande e soberano Deus, pois, como é possível Ele sendo quem é, tem o poder para acabar com o sofrimento, mas não o faz?
     
O profeta Jeremias que viu seu povo se distanciando de Deus e sofrendo as conseqüências, também passou por momentos em que a tristeza e as lágrimas eram suas únicas companheiras (Lm. 1.2-3). Então o que fazer quando mesmo sendo filhos de Deus, começamos a ver que nem tudo está dando certo e o sofrimento começa a invadir nossos sentimentos? Lamentar.
   
  Antes de tudo, devemos pontuar o que o lamento é ou não é.
   
  O lamento não é uma reclamação. A reclamação e a murmuração são atitudes típicas de quem perdeu a fé e o temor de Deus, como exemplo do povo no deserto nos tempos de Moisés. "Povo de dura cerviz" que perdeu seu foco e a total confiança no Deus que os livrara do Egito.
    
 Agora o que o lamento é. O lamento é uma oração, não uma oração comum, como nós fazemos no dia-a-dia. Se acreditamos que Deus nos ouve individualmente, então podemos contar tudo para Ele. No Salmo 142, Davi diz “com a minha voz clamei ao SENHOR” e em seguida no versículo 2 “expus-lhe a minha angústia”. Essa angústia que inquieta o coração é a lamentação de Jeremias que é expressa em todos os cinco capítulos do livro, é quando no versículo 17 do capítulo 3 de sua lamentação ele diz “afastaste da paz a minha alma”.
    
 Devemos saber que Deus não se surpreende com nada que possamos lhe falar. Por mais que pesado ou com palavras duras que falarmos a Deus em nossos lamentos, ele sonda nosso coração, e antes que a palavra nos venha à boca, Ele já a sabe toda.
    
 Não se sabe por fim quais são os planos de Deus, e porque sofremos. O problema não está com Deus, e sim com o homem. “As suas misericórdias são as causas de não sermos consumidos”. Entretanto, em Jesus está claro que seu amor não tem fim, pois tomando forma humana além de sentir nossas dores entregou sua vida em nosso favor. Assim não há nada que possa nos separar do amor de Cristo. Por mais difícil que sejam as tribulações, “aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmos 46:10). Mas apesar disso, Deus quer que lhe contemos tudo. Não guarde suas mágoas, mas saiba que Deus está sempre pronto a ouvir nosso clamor. Você já contou tudo o que sente para Ele? Se não, faça isso agora mesmo, pois ele se satisfaz com quem age assim.


Carlos Eduardo


0 comentários:

Postar um comentário