sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A relevância da Igreja



E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rm 12.2


O dicionário nos oferece alguns significados para o verbo relevar: Sobressair, distinguir-se. É exatamente sobre isso que o texto acima trata.

À luz da história, vemos que uma igreja deixa de ser relevante, quando ela perde a sua saúde espiritual. Explico, a fé é o principal combustível que move o povo de Deus, e atrelado a isso, vem uma série de outros valores que a classificará como apta para fazer a diferença na sociedade onde ela está inserida.  O propósito deste texto é indicar alguns elementos que apontem a igreja como diferencial nesta sociedade que a cada dia torna-se mais amoral, e ao mesmo tempo, cheia de religiosidade.

Nas Escrituras a fé pode ser tanto sinônimo de ensinamentos, bem como de confiança nas promessas do Senhor feitas ao seu povo. O fato é que em ambos os significados, a fé precisa se fazer presente na igreja, até porque, sem conhecimento o povo perece (Is 1.1-2), da mesma maneira como, sem a devida confiança no Senhor seremos simplesmente semelhantes à onda do mar, conforme pontua o apóstolo Tiago.

O apóstolo Paulo desafia a igreja de Deus a ser relevante “Não vos conformeis”. A idéia aqui é a de uma cuba de gelo, onde você coloca a água na vasilha e ocorrerá a solidificação exatamente nos moldes da forma. Você é alguém relevante nesta sociedade ou é apenas mais um no meio da multidão?

A pergunta a ser feita a esta altura é: De que maneira a igreja pode sair do campo da normalidade? Em primeiro lugar dando o seu grito de indignação, pelo fato das pessoas terem um conhecimento tão vago acerca do (YHWH – (יהוה) )  Senhor, que faz aliança com o seu povo.  Em segundo lugar, testemunhando dos seus grandes feitos, isto equivale a falar com entusiasmo o quanto é maravilhoso andar em obediência ao Senhor.
  
A igreja evidencia sua boa saúde espiritual, na medida em que, consegue sobressair em meio à pressão sufocante da sociedade para que a desobediência a Deus seja encarada como uma coisa normal. O nosso não conformismo com a falta de Fé e práticas dissolutas de pecado, torna a igreja relevante. Mas ela só sobressairá atentando para o conselho do apóstolo João: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1 John 2:15


Qual a sua  relevância no meio onde você vive? 

0 comentários:

Postar um comentário